Terrário aberto! Como fazer e cuidar.

mini-jardim suculentas terrário

O terrário é um pequeno jardim montado de forma delicada e criteriosa dentro de um determinado recipiente, seja ele aberto ou fechado, geralmente de vidro ou cerâmica. Ideal para apartamentos pequenos que não comportam vasos com plantas e para aqueles que não podem se dedicar aos cuidados necessários que uma planta ou um bonsai requerem.

A base de um terrário começa sempre com pedras, pedriscos ou cascalhos, seguido de uma ou mais camadas de terra ou de areia.

As espécies de plantas podem variar de acordo com a finalidade e se o terrário vai receber iluminação natural direta ou difusa.

Vou mostrar aqui como fazer um terrário aberto com suculentas.

Material:

  • recipiente de vidro (tipo aquário);
  • pedriscos
  • substrato
  • musgo verde seco (hidratar com um pouco de água)
  • pedras maiores e casca de pinus (para enfeitar)
  • mudas de suculentas
  • pinça, compactador (palito de churrasco com uma rolha na ponta), pincel, tesoura

 

material

Como fazer:

Primeiro lave e seque o recipiente de vidro. Coloque uma camada de pedrisco de mais ou menos um dedo (depende do tamanho do recipiente). Acerte até ficar reto. Com um pincel, limpe as paredes do recipiente caso tenha sujado com areia do pedrisco.
Passo 1 - terrario
Molhe o musgo verde, aperte para retirar o excesso de água e faça uma camada de musgo em cima do pedrisco. (Pode colocar carvão moído também). Compacte até ficar reto. Essa camada deve ficar com 1,5 a 2 cm. Esta camada serve para a terra não sujar o pedrisco, é tipo um filtro. Passo 2
Com ajuda de uma colher ou uma pá pequena, coloque o substrato e vá compactando. Essa camada deve ter uns 2 cm, dependendo do recipiente. Com ajuda de um pincel, limpe as paredes do recipiente caso tenha sujado. Passo 3
Agora é a hora de plantar as suculentas. Para este terrário escolhemos 3 mudinhas diferentes, mas isso fica a critério de cada um. Disponha as mudinhas de forma harmoniosa. Pode retirar toda a terra da raiz com cuidado, e se a raiz estiver grande pode cortar um pouco para facilitar a plantar. Com um palito de churrasco, faça um furo na terra e encaixe a mudinha. aperte com os dedos ou com a ferramenta de compactar (rolha na ponta do palito). Passo 4
Depois de plantar as mudinhas, coloque uma camada de pedrisco e enfeite com pedras e casca de pinus. Limpe as paredes do recipiente com pincel caso seja necessário. Passo 6

Veja as camadas do terrário depois de pronto.

Depois de pronto, molhe o terrário com um esguicho. Pode ser com colher, com seringa ou um regador com bico fino. Cuidado para não encharcar, pois pode apodrecer as raízes das plantas.

Passo 7

Cuidados:

Regue seu terrário uma vez por semana se necessário. Suculentas e cactos não gostam muito de água e dependendo da estação do ano, pode ser que apenas uma vez por mês seja necessário.

Iluminação é importante. Suculentas e cactos gostam de sol, por isso coloque-as perto de janelas ou locais onde tenha boa iluminação.

Não deixe-as em locais externos onde possam pegar chuva.

Mantenha a saúde de suas plantas. Se perceber o surgimento de alguma erva daninha, retire-a. Se notar mofo ou plantas doentes, retire-os imediatamente do terrário. As partes murchas das plantas também devem ser retiradas.

terrario

Outros modelos

Modelo terrario
Modelo Terrário

Postagem anterior Postagem seguinte


  • Tania Ciodaro em

    Lindo! Gostei da explicação.


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados