Ipê Amarelo! Intenso como o Sol. Conheça esta maravilha.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda (casca grossa).

 

Nome Científico: Handroanthus ochraceus.

Características: Linda e intensa floração amarela, que ocorre quando a árvore encontra-se sem folhas. Floresce a partir do final do mês de julho, prolongando-se até setembro com a planta totalmente despida de sua folhagem. Os frutos amadurecem a partir do final de setembro até meados de outubro. Folhas compostas 5-folioladas, densamente pilosas, principalmente na face inferior, que também é mais clara, de 4-9 cm de comprimento por 3-5 cm de largura.

Locais de Ocorrência: Centro-Oeste, Sudeste, Sul

Madeira: Muito pesada (densidade 1,01g/cm³), bastante dura ao corte, de alta resistência mecânica e de longa durabilidade mesmo quando em condições favoráveis ao apodrecimento.

Fonte: IBF


  As sementes de Ipê Amarelo são delicadas e pequenas. Aladas e leves, fáceis de se espalharem com o vento. Tem películas semi-impermeáveis cobrindo toda sua superfície. Veja a imagem ao lado.

Adquira suas sementes aqui.

 Como plantar Ipê a partir de sementes:

  1. Coloque as sementes em um recipiente com água por 48 horas. O mais indicado é colocá-las entre papel toalha com bastante água em uma bandeja.
  2. Após a hidratação, plante as sementes em sementeiras com substrato. Cuidado na hora de tirar as sementes do papel toalha e plantar, pois, ela já pode estar com a raiz despontando. Cubra com um pouco de substrato. Deixe o solo úmido, não encharcado.
  3. Após aproximadamente 7 dias as sementes já estarão brotando.
  4. Quando tiver com aproximadamente 10 cm, transplanta-la para um recipiente maior. 
  5. Replante definitivo quando a muda atingir 40 cm.

 


Postagem anterior Postagem seguinte


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados