Como germinar as sementes da ROSA DO DESERTO!

Muitas pessoas estão me perguntando qual a melhor forma de germinar as sementes da rosa do deserto. Existem várias maneiras, mas irei descrever a que tive mais sucesso.

As sementes da rosa do deserto como todas as outras, são como bebês, temos que cuidar, para que nos surpreendam que seus brotinhos lindos.

O que vamos precisar para fazer a semeadura:

Um recipiente transparente (de preferência) com tampa. Daqueles descartáveis que temos em casa.
Fazer uns furos no fundo do recipiente . (Use prego quente para isso)


Recipiente
Sementes 
Veja aqui as sementes que usei

Sementes

Uma mistura de substrato, areia, carvão moído e casca de árvore. Tem que ser um substrato com uma excelente drenagem. (coloquei uma parte de substrato, uma de areia e uma de casca de árvore).
Caso você não tenha carvão moido (é excelente como fungicida), não coloque.
Mas tem que ter o cuidado com esta mistura. Drenagem é parte importante para o sucesso da germinação, pois o solo não pode ficar encharcado, deverá permanecer úmido.
Substrato

Agora vamos começar o processo.

Coloque as sementes de molho por duas horas ou mais. Não deixar passar de 24 horas.
Você pode colocá-las em um copo com água ou em um algodão bem úmido.
Rosa do deserto de molho

Prepare o recipiente para plantar. No fundo do recipiente eu coloco aquelas bandejas descartáveis bem picada, até tampar o fundo, para que a drenagem fique bem bacana.
Bandeja descartável
Coloque o substrato feito conforme mostrado acima. Preencher apenas metade do recipiente com este substrato. Molhe até a água sair por baixo do vaso, para deixar a terra bem úmida.

Coloque as sementes em cima deste solo úmido. NÃO cubra as sementes com terra. Borrife um pouco de água em cima das sementes. Só um pouquinho.
Inicio1

Tampe a vasilha e coloque em um lugar com muita luminosidade mas que não pegue sol direto. Coloque o nome e data que fez a semeadura.

Pronto, nossa semeadura está terminada!

parte0


No outro dia, a tampa deve ficar cheia de gotinhas, pois formamos com isso uma pequena estufa. Enquanto estiver com estas gotinhas na tampa, significa que o solo continua úmido.

Observe todos os dias o desenvolvimento das sementes, abrindo com cuidado a tampa, e não deixe o solo secar. Pode borrifar (com cuidado) água quando você achar que está pouco úmido.

Com 6 dias ou menos as sementes vão começar a brotar. Observe que nem todas as sementes brotam no mesmo dia. Cada uma tem seu tempo, e isso temos que respeitar. Nunca retire a casca da semente, deixe que caia naturalmente.

Abaixo algumas fotos da germinação com os dias. Irei colocando mais fotos conforme o desenvolvimento delas. Elas não estão uma belezura?

4 dias

Rosa do deserto 5 dias

7 dias

Rosa do deserto 7 dias

8 dias

Rosa do Deserto 8 dias

11 dias

rosa do deserto 11 dias

 

Quando transplantar as mudas para o vaso: Após as mudas apresentarem mínimo de cinco pares de folhas. Agora elas já podem pegar sol direto.

Para adquirir as sementes clique aqui.


Qualquer dúvida me pergunte.

 


Postagem anterior


  • Viver com Flores em

    Maíra, após transplantar a muda para o vaso a planta já pode pegar sol direto. Ela gosta muito de sol.

    Geiza, a rosa do deserto é linda mesmo. Para adquirir as sementes veja no site, ou no link http://bit.ly/2sQX246

  • Maíra em

    Olá! Após o crescimento da muda, a planta depois de grande, aguenta sol diretamente ou ainda continua sendo necessário umidade e local sem sol ?

  • Geiza de Souza em

    Eu quero a semente de flor do deserto.
    Muito linda!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados